Ordenação de ideias: A falta do hábito de escrever, leva a que muitas vezes o texto fique sem encadeamento e pode ficar incompreensível. O que sucede é que o aluno parte de uma ideia para outra sem critério, sem ligação.
Coerência e coesão: A falta de coerência ocorre com frequência nos textos dos alunos. Apresentam um argumento para contradizê-lo mais adiante. Já a redundância denuncia outro erro bastante comum: falta de coesão. O aluno dá voltas ao assunto, sem acrescentar dado novo. É típico de quem não tem informação suficiente para compor o texto.
A inadequação: É um tipo de erro capaz de aparecer inclusive em textos correctos na gramática e ortografia e coerentes na estrutura. Nesse caso, os alunos costumam fugir ao tema proposto, escolhendo outro argumento, com o qual tenham maior afinidade. O distanciamento do assunto pode custar pontos importantes na avaliação
Estrutura dos parágrafos: Normalmente os alunos têm dificuldades em organizar o texto em parágrafos. Sem a definição de uma ideia em cada parágrafo, o texto fica mal estruturada. Um erro muito comum é cortar a ideia num parágrafo para a concluir no seguinte. Muitas vezes deixam o pensamento sem conclusão.
Estrutura das frases: Erros de concordância nos tempos verbais, fragmentação da frase, separar o sujeito de predicado, utilização incorrecta de verbos no gerúndio e particípio são algumas das falhas mais comuns nos textos dos alunos. Esses erros comprometem a estrutura das frases e prejudicam a compreensão do texto.
. Poema da Andreia Gonçalve...