escreverem uma história, uma história de amor. Uma das alunas, Florença, lembrou-se de misturar datas e criar uma narrativa fictícia. Misturou pessoas do século XXI com outras do passado, particularmente com os romanos. Era mais um dia igual a tantos outros. As pessoas que habitavam e trabalhavam nesta rua nunca imaginariam o que lhes aconteceria.
Inesperadamente ouviram-se gritos. Todos ficaram em pânico e sem saber o que fazer. À sua frente, urgiram uns homens que traziam, nas mãos, uns paus enormes e lanças afiadas. O mais estranho é que se vestiam com roupa característica dos romanos da antiguidade.
Os romanos corriam de um lado para o outro, sem orientação, tropeçavam nas suas lanças, espantavam-se com a roupa das pessoas, os sinais de trânsito, os carros e tudo o que lhes era desconhecido. Assim começou a guerra na rua Capitão Meleças , entre os romanos e os alverquenses. Já havia bastante sangue no chão...
O tempo estipulado pela professora realização da história acabou nesse preciso momento. A professora leu a história da Florença e verificou que o que ela escrevera não correspondia ao que tinha sido pedido. Repreendeu-a e deu-lhe um castigo. Florença tinha de escrever quatro histórias de amor para entregar no dia seguinte.
Margarida Turiel
. Poema da Andreia Gonçalve...