A palavra crónica vem de Chronos , senhor do tempo, o deus grego devorador da vida.
A crónica era um texto histórico, que registava o passado. Os reis possuíam um cronista para escrever a história do reino: Fernão Lopes, Eanes Gomes e Zurara, João de Barros, Damião de Góis ...
Na concepção actual, enquanto literatura, “o género permite o exercício da subjectividade do autor, o prazer e o sabor do texto próprios à arte da narrativa e da reflexão descomprometida.
A crónica é mais que uma fotografia, quase uma pintura de cores leves, talvez uma aguarela”.
A crónica é, entre outras coisas, um relato ou comentário de factos comuns do dia-a-dia, o restante depende do olhar de cada um... Ela é publicada primeiramente em jornais, depois cada autor selecciona as melhores, as mais universais, e editam livros com esses textos.
É um género dos tempos modernos, de leitura rápida ...
CARACTERISTICAS DA CRÓNICA
A crónica é um texto escrito que normalmente é publicado nos jornais ou em revistas de informação.
Por ser publicada no jornal o conteúdo da crónica tem uma vida curta, porque com o passar do tempo os leitores esquecem o que diz.
Há semelhanças entre a crónica e a notícia. Tal como o repórter, o cronista fala dos acontecimentos diários, e é com estes que faz a crónica. Mas a crónica tem diferenças da notícia. A crónica tem o «toque próprio» de quem a escreve, fala dos acontecimentos diários mas usa também a ficção, fantasia, a ironia e faz críticas pessoais, o que não acontece com a notícia.
A crónica está entre o Jornalismo e a Literatura e o cronista pode ser considerado o poeta dos acontecimentos do dia-a-dia.
A crónica tem linguagem simples, espontânea e natural e é um texto curto e narrado em primeira pessoa, ou seja, é como se o próprio escritor estivesse a falar com o leitor. Isso faz com que a crónica apresente uma visão pessoal do assunto de que ela fala.
Às vezes a crónica pode ser parecida com o conto, pois relata uma história curta.
recolha de Teresa Oliveira
Crónica
Exemplos:
1) Estou morto.
2) A sua pele era mais branca do que a neve.
3) O viajante enfrentou mil e uma dificuldades antes de regressar a casa.
Metáfora
Exemplos:
1) O homem é o lobo do homem.
2) O sal é o mar servido à mesa nas suas praias domésticas de linho.
3) O rapaz despiu-se do medo e entrou.
Exemplos:
1) Está um belo dia para fazer um piquenique. (dito no campo, num dia de chuva torrencial)
2) No tempo de Hitler, esse grande humanista, era frequente queimar livros.
. Poema da Andreia Gonçalve...